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Histórico e objetivos PDF Imprimir E-mail

 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF foi aprovado pela Capes em 2009 e passou a funcionar a partir de 2010, como resultado do desmembramento do antigo Programa de Pós-Graduação em Letras, criado em 1970. Desse desmembramento resultou também o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem.

Após cerca de 40 anos de existência, formando mestres e doutores nas suas áreas de concentração, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFF, na última reunião anual de seu colegiado em 2006, indicou a necessidade de desmembramento, com o objetivo de criar dois programas de PG, um em Estudos de Literatura e outro em Estudos de Linguagem, considerando o amadurecimento das duas áreas de concentração, que naquele momento já se encontravam bem consolidadas, com nível de produção científica compatível com o estatuto de um novo programa. Além disso, essas áreas eram equilibradas e bastante homogêneas, com número similar de professores (cerca de 25), de alunos (cerca de 160) e de produção científica. Desta forma, a separação foi pensada com o objetivo de se alcançar um perfil acadêmico mais definido no Coleta Capes e melhores condições de desenvolvimento e ampliação dos respectivos programas, tal como hoje ocorre com aqueles que têm foco de pesquisa mais específico; acreditava-se, também, que os Programas teriam maior presença e representatividade político-acadêmica, tanto em nível regional quanto em nível nacional e internacional. O desmembramento, assim, atendeu a razões acadêmicas e administrativas, o que permitiu que os dois novos programas se configurassem de modo mais orgânico, específico e consistente. Durante os três anos subsequentes, uma comissão constituída pelo Colegiado trabalhou na revisão da estrutura curricular, das linhas de pesquisa e das disciplinas, de modo a adequar o perfil acadêmico dos novos programas à formação e experiência do corpo docente, bem como a contemplar as demandas de pesquisa e de formação do magistério superior nacionais.

Em 2007, a proposta de desmembramento foi aprovada nos três colegiados em que atuava o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFF: o do Centro de Estudos Gerais, o do Instituto de Letras e o do próprio programa. A partir das decisões favoráveis, as comissões internas responsáveis pelos dois novos programas elaboraram o regimento, a proposta de decisão e toda a grade curricular dos cursos de Estudos de Linguagem e Estudos de Literatura. Em 2008, a proposta foi aprovada nas duas instâncias máximas da UFF – o Conselho de Ensino e Pesquisa e o Conselho Universitário. No início de 2009, os dois APCNs referentes aos novos cursos seguiram para a CAPES. A aprovação dos novos cursos, ambos com nota 5, ocorreu no final de outubro de 2009 e, em 2010, passaram a funcionar efetivamente. Trata-se, portanto, da consolidação das duas grandes áreas – Linguagem e Literatura, em termos de corpo docente e discente, de linhas e projetos de pesquisa, de produção acadêmica e técnica, enfim, do crescimento e amadurecimento de um programa que, em 2010, completaria 40 anos de existência e projeção nacional e que segue agora desmembrado.

São objetivos principais do Programa Pós-Graduação em Estudos de Literatura formar pessoal qualificado de alto nível profissional para o exercício de atividades de pesquisa e/ou de magistério superior, na área de Letras, bem como contribuir para o avanço do conhecimento, no âmbito dos estudos literários. Em nível de Mestrado, o Programa visa à formação de mestres, voltados para a pesquisa e para a docência no campo de estudos de literatura, capazes de atuar com competência prioritariamente na Região Sudeste e atender a outras regiões do país, bem como de dar continuidade a sua formação acadêmica em nível de pós-graduação. Em nível de Doutorado, visa à formação de doutores com autonomia e excelência na pesquisa científica e na docência do ensino superior, comprometidos com o fomento à capacidade de buscar diferentes fontes de informação e reflexão e à promoção da produtividade intelectual para além dos limites da sala de aula e dos cursos básicos do currículo, na contínua expansão de saberes científicos no campo de estudos literários.

 

   

  

Última atualização em Sex, 18 de Novembro de 2016 18:50
 

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